Moda dos anos 70, 80 e 90 em 2021

Filipa Almeida
6 min readMar 25, 2021

--

“Life is too short to wear boring clothes.”

A moda é algo que muda constantemente, criando sempre novas tendências e, por vezes, indo “repescar” algumas ao passado. Assim, podemos afirmar que o conceito de moda é cíclico, voltando sempre a anos anteriores à procura de inspiração para coleções atuais e futuras. Tem-se se verificado muita nostalgia quando a algumas décadas do século passado em áreas como a moda e a decoração. Isto reflete-se nas tendências deste ano, a prova disto foi o final do ano de 2020 e estes primeiros meses de 2021, onde presenciámos o regresso de várias peças de roupa e acessórios que fizeram furor nos anos 70, 80 e 90.

Neste artigo vou contar pequeninas histórias sobre algumas peças que estiveram presentes nos guarda roupas das mulheres ao longo dos anos e que recentemente voltaram a ser uma tendência:

  • Lenços na Cabeça;
  • Calças à Boca de Sino;
  • “Puffer Jackets”;
  • Vestidos Fluidos de Seda;
  • Gabardines;
  • Bolsas de Cintura.

Para além de abordar este pontos, vou dar algumas dicas de como usar e conjugar cada peça.

Lenços na Cabeça

A conhecida “bandana” reapareceu, mas desta vez o tecido do lenço é seda. Este acessório muito usado durante os anos 90 por famosos como Christina Aguilera, Justin Timberlake, Sarah Jessica Parker, entre outros, voltou oficialmente a estar na moda e pode afirmar-se com toda a certeza que será o must-have dos acessórios durante o verão deste ano.

Esta é uma tendência cool e muito prática que tem sido adotada por muitos influencers desde o final do verão passado, até já chegou a fazer parte de várias tendências no Tiktok. Para além disso, tem marcado presença em várias passerelles de marcas de luxo como Marc Jacobs, Gucci e Dior.

Dior, explica um pouco a tendência e dar uma dica de como colocar o lenço.

DICA: Apostar em lenços com coloridos ou com padrões e conjugá-los com peças mais simples. Assim, o lenço será a peça principal do look.

Calças à Boca de Sino

Criadas no início dos anos 70, são o exemplo perfeito de uma tendência de moda que voltou em grande. Esta peça com um estilo icónico, inicialmente ligada à comunidade hippie e depois à época de disco nos anos 80, rapidamente teve a aderência de todos os homens e mulheres ao longo das décadas. Entrou em desuso no início dos anos 90 e deu lugar a outras tendências durante alguns anos mas, em 2020, veio para ficar e continua a usar-se muito em 2021.

Atualmente, este tipo de calças voltou a ser tendência e pode encontrar-se à venda em praticamente todas a lojas de roupa como a Zara, Pull &Bear, Stradivarius e Mango. Para além disto, marcaram presença recentemente em passerelles de marcas de luxo como, por exemplo, a Chanel.

Mulheres a usar calças à boca de sino nos anos 80 (à esquerda) e atualmente (à direita).

DICA 1: Combinar com peças mais simples para o look não ficar muito pesado.

DICA 2: Não conjugar com partes de cima muito compridas para não “tirar” comprimento às pernas.

“It’s not about the brand, it’s about style”

“Puffer Jackets”

Para além de serem bastante confortáveis, estes casacos acolchoados são indispensáveis nos dias mais frios e acrescentam um toque de estilo simultaneamente cool e sofisticado a qualquer look.

O puffer jacket foi criado nos anos 30 e inicialmente chamava-se Skyliner, a ideia surgiu por necessidade, porque o seu criador teve um acidente e quase morreu de hipotermia.

Dois looks com puffer jackets muito fácies de criar.

Começou então a ser usado no final dos anos 70 e durante os anos 80 por modelos em revistas como British Vogue e Harper’s Bazaar, voltou a ser tendência em 2016 quando, nesse ano, a famosa marca Balenciaga lançou a sua coleção outono/inverno e, a partir daí, têm marcado presença em várias passerelles e nos guarda roupas de todas as influencers.

DICA 1: Como o puffer jacket é uma peça bastante descontraída e informal, tentar contrabalançar com peças um pouco mais arranjadas.

DICA 2: Caso sejam usados acessórios, escolher pequenos ou simples.

Vestidos Fluidos de Seda

Conhecido como silk slip dress, este tipo de vestidos apareceu por voltas dos anos 20, no entanto, só se tornou tendência durante a década de 90 quando começou a ser usado por pessoas importantes e influentes como a Princesa Diana.

É algo imprescindível em qualquer guarda roupa: simples e muito versátil, pode ser usada quer faça frio ou calor - com uma camisola por baixo ou um casaco. Dá também muito jeito para “desenrascar” nos dias em que temos pressa ou não sabemos o que vestir.

Se procura uma peça que se adeque a qualquer ocasião, seja esta formal ou não, um destes vestidos é definitivamente a escolha ideal. Este must-have é intemporal e pode afirmar-se que, apesar de ser mais usado nuns anos que noutros, nunca irá passar de moda.

DICA: Para um look mais formal pode ser conjugado com umas sandálias ou sapatos de salto alto e acessórios mais sofisticados.

DICA 2: Para algo mais informal, combinar com uma t-shirt por baixo e com uns ténis ou botas.

Gabardines

Desde as trincheiras da Primeira Guerra Mundial que se usa este tipo de casacos, o estilo tem vindo a ser instaurado progressivamente até aos dias de hoje, tornando-se um must-have em todos os guarda roupas. Esta peça dá um toque mais “arranjadinho” a qualquer outfit e pode ser encontrada à venda em várias lojas por preços muito variados.

DICA 1: Uma gabardine é ideal para os dias menos frios em que não sabemos o que vestir. Mesmo com umas simples calças de ganga e uma t-shirt branca, o look vai parecer sempre um pouco arranjado.

DICA 2: Se todas as peças do look forem básicas ou muito simples, conjugar com alguns acessórios dourados - colares e anéis são sempre uma boa opção - para dar um up.

Bolsas de Cintura

Conhecidas como fanny packs, muito usadas por turistas no início dos anos 90, as bolsas de cintura tornaram-se um item super trendy. Muito usadas como acessório-chave por modelos conhecidas e influentes, estas são indispensáveis a qualquer mulher que queira seguir as tendências da moda.

Este tipo de bolsa dá um toque especial a qualquer outfit e o seu preço pode variar, em média, entre 5€ a 500€, consoante a marca.

DICA 1: Tentar contrabalançar com um look um pouco mais formal pois a peça em si já é bastante descontraída.

DICA 2: Se a bolsa for usada à tira-colo, vestir o casaco por cima em vez de por baixo. Caso contrário, o look vai ficar com um ar desconfortável.

Espero que se divirtam a criar looks intemporais!

--

--